phone-blue(21) 2264-6895
(21) 2567-4082
(21) 2567-3981

logoBlindex

Vidro AcidadoSão vidros tratados com ácido e com aparência esbranquiçada. Oferece diversas opções estéticas para arquitetos e decoradores, pois combinam a leveza do vidro com a sutileza da translucidez, dando um toque de nobreza ao design de móveis e à decoração dos mais diversos ambientes.

O vidro é composto por elementos facilmente encontrados na natureza, sendo produzido, basicamente, pela fusão de sílica e cálcio em altas temperaturas. A sílica, porém, é pouco reagente, sendo resistente inclusive a ação de substâncias extremamente potentes, como o ácido sulfúrico. Apenas o ácido fluorídrico é capaz de alterar sua estrutura.

E, por ser o único a reagir com a sílica, o fluorídrico é amplamente utilizado nos processos de tratamento químico do vidro. Artesanalmente, o jateamento com o ácido consiste em pequenas aplicações do material, produzindo decalques. Em maior escala, a aplicação controlada produz uma peça que permanece com a suavidade da textura e com a capacidade de difusão da luz, podendo receber tratamentos posteriores, como o bisoteamento.

Por manter um caráter elegante e por garantir certa privacidade aos ambientes pelo fosqueamento ao qual é submetido, o vidro acidado tem sido bastante utilizado em paredes e divisórias. Como peça de decoração, o design do vidro acidado tem sido aplicado em mobiliários nobres por promover o realce de ambientes e por ser de fácil limpeza.